Com a proximidade da mais importante conferência internacional sobre mudanças climáticas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reunirá o setor industrial para debater propostas e fomentar o diálogo com o governo sobre os desafios e oportunidades da agenda climática global. O Diálogo Pré-COP28 vai discutir o papel da indústria para o desenvolvimento sustentável e adiantar as discussões e propostas que serão levadas pelo Brasil a Dubai no final de novembro.
- O evento será nesta terça-feira (12), em Brasília, com transmissão online pelo canal da CNI no YouTube.
Painéis com a participação de especialistas e representantes do setor industrial e do governo discutirão transição energética, financiamento sustentável e estratégias empresariais voltadas para a descarbonização da economia. Também serão realizadas sessões especiais para discutir temas como aquecimento global e tecnologia e inovação.
O professor da Universidade de Columbia e prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, é um dos convidados, e vai falar sobre o papel estratégico do Brasil na transição global para uma economia de baixo carbono. Entre as autoridades confirmadas estão o secretário Nacional de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, e o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
- Confira a programação do evento Diálogo Pré-COP28.
Indústrias de diferentes setores apresentam iniciativas para reduzir emissões
A mobilização do setor industrial tem sido fundamental para o Brasil avançar no alcance das metas estabelecidas no Acordo de Paris. A estratégia estabelecida pela CNI é focada em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular, e bioeconomia e conservação florestal.
Orientada por essas diretrizes, a indústria brasileira tem buscado inovar no uso sustentável da biodiversidade brasileira e aplicar utilizar tecnologias mais limpas e eficientes em seus processos produtivos, desenvolvendo, inclusive, novos modelos de negócios com foco na redução da pegada de carbono e na competitividade de seus produtos no mercado internacional.
"São iniciativas rumo a um futuro mais sustentável e em conformidade com os compromissos globais de combate às mudanças climáticas”, afirma o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo. "Queremos mostrar como a cooperação entre os setores público e privado tem contribuído para alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e dar uma oportunidade às empresas mostrarem as ações e tecnologias de baixo carbono que estão adotando para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos da mudança do clima”, completa.
No evento Diálogos Pre-COP28, as empresas Suzano, BRF e Acelen participarão de um painel apresentando iniciativas que vêm desenvolvendo, com ênfase em ações e tecnologias de baixo carbono, para a redução das emissões de GEE.
Discussões antecipam propostas do Brasil para a COP28
A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28) será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Além de reunir líderes governamentais, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo, a COP28 tem o intuito de avaliar os avanços conquistados pelo Acordo de Paris e aprofundar as negociações sobre os temas mais relevantes do acordo climático.
O programa adotado neste ano reflete os tópicos levantados durante consultas com representantes de governos, empresários, sociedade civil, entre outros, e inclui novas áreas de atuação como saúde, comércio, ajuda humanitária, e paz. A programação também incorpora quatro temas transversais para que o resultado das negociações seja uma entrega eficaz e interligada: tecnologia e inovação; inclusão; comunidades da linha de frente; e finanças.
Serviço
Evento: Diálogos Pré-COP28 – O papel da indústria na agenda de clima
Data e horário: Terça-feira, 12 de setembro, das 9h às 18h30
Local: Estúdio da CNI (Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C – Ed. Roberto Simonsen) ou pelo YouTube da CNI
Transmissão em português
Transmissão em inglês
Fonte: Agência de Notícias da Indústria